“E depois destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória. E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande babilônia, e se tornou morada de demônios, e covil de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e odiável. Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias. E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.” Apocalipse 18:1-4
Deus quer trazer luz a terra. Iluminar a terra. Iluminar o homem. Iluminar a igreja.
“O povo que andava em trevas viu uma grande luz.” Isaías 9:2ª
As trevas do pecado levam o homem para a morte, para a condenação, mas a luz de Jesus o direciona para a vida, a salvação, a eternidade. A luz, a vida manifesta a glória de Deus. Babilônia é o reino que se opõe a Deus. Resiste e desobedece a vontade de Deus.
Neste reino moram os demônios, abriga-se todo espírito imundo. Tudo que é odiável.
A mentira, a maldade, a violência e o interesse humano, pessoal e institucional. Neste reino, houve uma substituição do vinho do Espírito Santo de Deus, pelo vinho da prostituição.
A alegria da salvação foi substituída pela alegria da carne, da vantagem, do lucro, da riqueza, da ostentação. Pela promoção pessoal, pelo cargo, a honra humana. Prevalece o agradar aos poderosos, não podem ser contrariados. É preciso agradar a qualquer preço.
Agradar, concordar com o grande líder da terra. (Pode-se abreviar: “grande líder da terra – gldt”.)
A prostituição não é apenas o pecado sexual reprovado por Deus, ELE reprova também: a soberba, a acepção de pessoas, a autossuficiência, a mentira, a força, a violência, a dissimulação, a ostentação etc...
No reino da Babilônia a transmutação condiciona os chamados para serem mercadores, mas Jesus escolheu chamar pescadores. Os mercadores da terra. Do poder. Do interesse. Da vantagem fácil. Do cargo. Da mentira. Da calúnia. Da difamação. Da truculência. Este reino tem queda certa. O anjo já está anunciando: CAIU, CAIU...
O brado divino: SAI DELA povo meu. Deus tem um povo que precisa ouvir sua voz.
Sua ordem. Seu chamado. É preciso tomar posição, definir. Vem o juízo. O lamento. O escândalo. O choro. Muitos enriqueceram, ou talvez apenas um, mas vem o lamento, o tormento, o choro.
“Os negociantes dessas coisas, que enriqueceram à custa dela, ficarão de longe, amedrontados com o tormento dela, e chorarão e se lamentarão” Apocalipse 18:15
Cessa a adoração. O louvor atingido é o primeiro sinal visível da queda.
“E em ti não se ouvirá mais a voz de harpistas, e de músicos, e de flautistas, e de trombeteiros, e nenhum artífice de arte alguma se achará mais em ti; e ruído de mó em ti não se ouvirá mais” Apocalipse 18:22
Acabou o louvor a adoração. É só engano, pragmatismo e dissimulação, Saul voltou àquilo que condenara, o reino babilônico volta à perseguição, acusação e morte. Sufocamento espiritual dos santos. Sangue dos inocentes. Sai dela povo meu. É hora de definir, de caminhar para a LUZ e pela LUZ, não pelo grito. Mas o céu, o Reino Eterno está adorando o Todo Poderoso. No capítulo 19:5 “Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos...” Pequenos e grandes. Louvar a Deus, não é louvar uma instituição. O Todo Poderoso reina.
A igreja para o arrebatamento está pronta, tem vestes de linho fino. É justa. Justificada pelo Sangue do Cordeiro. Não se dobra diante de homens, ADORA A DEUS.
“Não faças tal, sou teu conservo, e de teus irmãos...” Apoc. 19:10