Siló Igreja Crista
 
 

A CIDADE VENCIDA

por Eduardo Damaceno

“Não creram os reis da terra, nem todos os moradores do mundo, que entrasse o adversário e o inimigo pelas portas de Jerusalém. Foi por causa dos pecados dos profetas, das maldades dos seus sacerdotes, que derramaram o sangue dos justos no meio dela.”     Lamentações 4:12-13
“Esta é a cidade alegre, que habita despreocupadamente, que diz no seu coração: Eu sou, e não há outra além de mim; como se tornou em desolação, em pousada de animais! Todo o que passar por ela assobiará, e meneará a sua mão. Os seus profetas são levianos, homens aleivosos; os seus sacerdotes profanam o santuário, e fazem violência à lei.”  Sofonias 2:15 e Sofonias 3:4

O que leva uma cidade a ser derrotada? Poderia ser um adversário mais forte, uma melhor estratégia de guerra, uma traição, um levante. Um destes fatores ou todos eles podem causar uma derrota, mas o principal fator é a soberba, a vaidade, a autoconfiança.   Mas no campo espiritual, a própria Palavra de Deus, nos diz o quê traz a derrota para o povo de Deus.

“Mas o SENHOR nas alturas é mais poderoso do que o ruído das grandes águas e do que as grandes ondas do mar.” Salmos 93:4

Portanto nada pode prevalecer contra Deus.
Cidade alegre de belos hinos, suaves melodias; porém presunçosa: Eu sou a única, não há nada, ninguém é igual a mim. Sou incomparável. Deus está comigo. Fala, mostra tudo, luta, defende. Deus pode fazer muito mais. Sabe o porquê de quando se fala desta confiança, mas o que se vê e o que se noticia são diferentes? A resposta está no texto bíblico:

•         O profeta pecou, é leviano;
•         O sacerdote é mau (vingativo, perseguidor, mentiroso, iracundo, manipulador);
•         Derramaram sangue dos justos;
•         Aleivosos: Desleal, falso, hipócrita, infiel, traiçoeiro, traidor, tredo e vulpino.

Vejam que a condenação divina não é pelo que vem de fora, mas por causa daquele que está dentro e é inconsequente e desabrido.
Esqueceram-se do pecado de Saul, de Adão; onde se ensinava que Deus reprova a transferência de culpa. A culpa não é de quem denuncia o pecado e sim de quem o comete.
Antes tão condenada, agora a transferência de culpa é útil. Meus amados, a verdade é uma só. A verdade é única, mas a mentira precisa ser aperfeiçoada.
A cada interesse uma versão diferente. Um enfoque diferente ainda que seja aperfeiçoamento, e seja bom; quem precisa ser aperfeiçoado é o homem. Deus viu que era bom. Sua criação, sua obra é perfeita. Sua Palavra é fiel, santa, irretocável.
Profetas falsos, pastores infiéis. Deixam de exercer o ministério que lhes foi confiado. Vejam os textos:

“Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR.” Jeremias 23:32

“As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.” Ezequiel 34:4

Portanto a cidade alegre deixou de ser alegre. Jeremias profetizou isso:

“Como está sentada solitária aquela cidade, antes tão populosa! Tornou-se como viúva, a que era grande entre as nações! A que era princesa entre as províncias, tornou-se tributária! Chora amargamente de noite, e as suas lágrimas lhe correm pelas faces; não tem quem a console entre todos os seus amantes; todos os seus amigos se houveram aleivosamente com ela, tornaram-se seus inimigos.” Lamentações 1:1-2

Mas não podemos deixar de trazer ao rebanho uma palavra de fé, de esperança, de vitória. Deus tem para o seu rebanho: repouso, um reino, paz, a presença de Deus e vitória com Deus.

“Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor DEUS. A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo.” Ezequiel 34:15-16

“E eu, o SENHOR, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o SENHOR, o disse. E farei com elas uma aliança de paz, e acabarei com as feras da terra, e habitarão em segurança no deserto, e dormirão nos bosques.” Ezequiel 34:24-25

“Saberão, porém, que eu, o SENHOR seu Deus, estou com elas, e que elas são o meu povo, a casa de Israel, diz o Senhor DEUS. Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois; porém eu sou o vosso Deus, diz o Senhor DEUS.” Ezequiel 34:30-31

Deixa Deus te buscar, te trazer, sarar suas feridas, te dar paz, repouso. Ele quer estar com o rebanho que viverá eternamente com Ele. Descanso, refúgio, louvor, restauração DEUS TEM TUDO ISSO PARA QUEM CRER EM JESUS. APENAS JESUS.

   
COMPARTILHE:
   
Inicial | Voltar 
 

Lista Vídeos

Listar todos os vídeos

 
 
Localização das igrejas
 
Fecebook Silo
Você sabia
 
 
Envia uma mensagem

 

 
Siló Igreja Cristã
  • Inicial
  • Quem somos
  • Igrejas / Cultos
  • Fotos
  • Vídeos
  • Mensagens
  • Estudos
  • Notícias
  • Rádio
  • Fale Conosco