DEMÉTRIO OU DIÓTREFES?

14 de julho de 2015
por Eduardo Damaceno.

"Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. Por isso, se eu for trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.” III João 9 e 10

Quão atual as palavras do apóstolo João! Escrita, próximo ao ano 90 DC, a Gaio na cidade de Éfeso. Com apenas 15 versos em um único capítulo, a epístola tem um destinatário certo, o presbítero Gaio, servo em uma das igrejas da Ásia Menor, com o claro propósito de motivá-lo em sua vida cristã.

Além do próprio João e de Gaio, dois outros personagens são mencionados na carta, a saber, Diótrefes e Demétrio. Gaio é descrito como um homem generoso e hospitaleiro que abrigava os irmãos em sua casa.

Demétrio é mencionado como alguém que ama a verdade. Já Diótrefes é exposto como um sujeito que cuida de seus próprios interesses e utiliza-se da Igreja local para alcançar o poder. Foi um homem que menosprezou a autoridade do apóstolo, agindo com orgulho e soberba, causando divisão na Igreja.

Diótrefes continua existindo até hoje. São tantos, que se encontra ao mesmo tempo em vários lugares. Chega a parecer tratar-se da mesma pessoa. Mas não é. O que confunde e o que os faz tão parecidos, não são eles, mas quem está por detrás. Aplica-se o ditado "Mala herba cito cresciti", o que equivale: "ervas daninha crescem rápido". Multiplicam-se rápido também.

Demétrio já se trata de pessoa rara. Ama a verdade. Ama Jesus. Resiste a mentira. Todo o resto é dispensável. A Eternidade resume-se nisto: AMA A JESUS.

Gaio, servo, obreiro, pastor. A alma, a fé vai bem. Firme inabalável. Anda na verdade. Bom testemunho. Segue o exemplo de Jesus. É fiel. Zeloso. Atento. Exercita a fé e o amor. Com os irmãos e com os de fora. Irrepreensível. Por isso é merecedor da atenção e afeto do Apóstolo, de suas orações e seu cuidado. Tem graça diante de todos que mesmo longe sabem reconhecer o seu valor e o seu testemunho.

Ainda assim, como que para despertá-lo a não errar, apesar de todo o reconhecimento anterior, exorta-o a não fazer o mal. Quem faz o bem é de Deus. Que faz o mal, nem tem visto a Deus. Não está olhando para Deus, não o está buscando. O bem nos leva a ser do Pai, e o mal torna o homem de quem? A prática do mal torna o homem mal. Tanto quanto, aquilo que o conduz.

João é tipo do Espírito Santo. Aquele que nos conhece. Tem a informação a nosso respeito. Tem a direção. A palavra de ânimo, de coragem, de esperança. O que está no coração de João é o que está no coração de Gaio: Espero ver-te brevemente. Falaremos face a face.

Sete vezes João encoraja os cristãos a buscarem, viverem a verdade. Ama, testifica, anda, deleita, coopera, todos dão testemunho, e por último João diz: o nosso testemunho é verdadeiro. O testemunho que ali está um servo fiel. Jesus disse: “... eu testemunharei diante de meu Pai.”

Paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda também os amigos. A alegria da comunhão, da salvação, da Eternidade. A alegria e vitória da verdade.