Siló Igreja Crista
 
 

ANO NOVO, VIDA NOVA PARA UM NOVO REINO

 
1 de janeiro de 2014
Texto de Eduardo Teixeira Damaceno

Então disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da lei na casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu. Também Safã, o escrivão, fez saber ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias me deu um livro. E Safã o leu diante do rei. Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da lei, rasgou as suas vestes. II Reis 22:8,10-11

Josias
• Neto de Manassés, filho de Amom. Duas gerações de reis que andaram e morreram distantes de Deus;
• Começou a reinar com oito anos, certamente pessoas diferentes de seus antepassados contribuíram para isto;
• Aos vinte e seis anos, dezoito anos depois de iniciar seu reinado. Ao invés de permitir que a vaidade subisse ao seu coração, ele se aplica a buscar o Deus Criador. O Eterno.

Ensinos: você pode vir de qualquer origem. Pode ter tido maus exemplos, o meio não contribuiu para o seu bem, distante de Deus. Você pode ser novo ou velho, mas Deus tem pessoas para te auxiliar a conhecer a verdade, a justiça, a misericórdia; é preciso dar ouvidos às oportunidades que Deus nos dá.

Chega o momento que você precisa decidir. Fazer a sua escolha. A de Josias foi aos vinte e seis anos. Vou consertar a casa de Deus. Você precisa consertar a sua comunhão com Deus. Reparar o altar. Ter disposição para servir e adorar o Deus vivo.

Muitos nessa idade, ou na hora de tomar tal decisão; rejeitam a Deus. Muitos escolhem o mundo, os prazeres; a fugacidade de uma alegria passageira e corruptível. Josias olhou para trás, olhou para Davi seu bisavô e optou andar no caminho reto. Vamos nos preparar para adorar a Deus. Corrigir os erros. Tapar as brechas e louvar o Criador.

Meus amados, quando o homem faz essa escolha ele será confrontado com a Palavra. Josias precisava saber que muita coisa estava errada no reino, muitos erros foram permitidos, era preciso arrependimento. Não existe ‘novo nascimento’ sem o homem arrepender-se. Confessar. Deixar. Arrepender-se. Só assim se alcança a misericórdia de Deus. Para um novo reino, para uma vida nova era preciso assumir, confessar os erros passados.

O LIVRO DA LEI
A Palavra Viva foi achada. O propósito de Deus para o homem está na Palavra, não é em um Regimento, um Estatuto. A Palavra é que vai fazer brotar e vicejar a fé. É preciso ouvir, ler, conhecer se aplicar à Palavra. Ela é a fonte de tudo vindo de Deus.

Mas para a Palavra entrar em nós, primeiro precisamos rasgar o que nos veste. Rasgar a nossa razão, os nossos padrões, a nossa rejeição aos princípios eternos. Rasgar a nossa vaidade. A mentira. Os nossos equívocos, nossas desculpas e até mesmo uma fé meramente interesseira, terrena.

Rasgar o nosso coração enganoso. Altivo. Preconceituoso. O que é que você está vestindo, e que precisa ser rasgado? Falsidades, coração vazio, frio, calculista? A incredulidade? A decepção humana, institucional? A descrença na sociedade, na ética, na moralidade?
Meus amados quantas coisas são colocadas sobre nós e impedem de que a Palavra de Deus entre em nós. O tempo está voando. Eu preciso reformar a minha vida, a minha fé, a minha comunhão com Deus.

Um ano novo. Um novo tempo para que a vontade de Deus reine em nossos corações. Continuar com as práticas do passado, é inadmissível! Deus está nos fazendo ouvir a sua Palavra. Josias ouviu e o Espírito Santo agiu em seu coração: Preciso saber mais da vontade de Deus, preciso da misericórdia de Deus. Eu reconheço que o passado não me ajuda (ainda bem!), acontece que Deus não rejeita ninguém pelo seu passado, nós é que O rejeitamos no passado, não podemos rejeitá-lo no presente. Quando nos voltamos para Ele, então Ele nos abençoa no presente e no futuro.

A escolha de Josias foi espetacular. Houve mudanças. Preceitos foram substituídos, mas tudo que foi feito foi para a glória de Deus. E o resultado: “Porque nunca se celebrou tal páscoa como esta desde os dias dos juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco dos reis de Judá. II Reis 23:22”

Há um ano novo diante de mim, diante de ti. Dê ouvidos à Palavra de Deus. Rasgue o teu coração e deixa Deus te abençoar. Confesse, arrepende-te, Ele não te rejeitará, pelo contrário Josias ouviu uma palavra de misericórdia, de oportunidade. É isto que Deus quer te dar.

O Senhor quer nos dar essa oportunidade agora. Deus deu a oportunidade a Josias quando o mesmo ouviu (tomou conhecimento) da Verdade (O Livro da Lei). Josias podia escolher seguir a Deus ou não. Entretanto, havia um juízo sobre Judá, pois Judá como reino seguiu o pecado, a idolatria e tudo o que desagradava a Deus através de Manassés e Amom. Era inegociável. Haveria juízo de morte/destruição sobre Judá. (II Reis 22:16-17).
Josias, porém aceitou o convite do Senhor em voltar-se para o Deus de Davi e alcançou misericórdia sobre sua vida e da sua geração. (II Reis 22:19-20)

Deus também está fazendo algo parecido conosco. Deus tem chamado uma geração para servi-Lo. Hoje talvez Deus esteja colocando diante de você a questão: “Você seguirá a Deus ou seguirá o mundo?”

Existe amados um juízo sobre o mundo e esse juízo será a Volta Gloriosa do Senhor Jesus que virá salvar uma geração de verdadeiros adoradores. Mas o mundo terá que sofrer o fruto da sua escolha, que foi não seguir a Jesus, não seguir a Palavra de Deus. Pense nisto.

"E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.” Judas 1:14-15
Hoje a oportunidade é para todos nós, inclusive você: "Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação." II Corintios 6:2

Aceite Jesus como seu Salvador, aceite a sua Palavra, tenha vida nova e nova vida. Tenha esperança, tenha fé, tenha vida eterna em Jesus. Deus quer fazer novas todas às coisas.
Feliz ANO NOVO com Deus. Feliz ANO NOVO em Jesus. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. II Coríntios 5:17”

   
COMPARTILHE:
   
Inicial | Voltar 
 

Lista Vídeos

Listar todos os vídeos

 
 
Localização das igrejas
 
Fecebook Silo
Você sabia
 
 
Envia uma mensagem

 

 
Siló Igreja Cristã
  • Inicial
  • Quem somos
  • Igrejas / Cultos
  • Fotos
  • Vídeos
  • Mensagens
  • Estudos
  • Notícias
  • Rádio
  • Fale Conosco