TUDO É UMA QUESTÃO DE ESCOLHAS

15 de outubro de 2013
por Eduardo Damaceno.

“E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.” Lucas 9:62

Jesus não se conteve em apenas falar do trabalho, da definição e da perseverança necessária ao agricultor, ele concluiu como o Senhor da Vinha: “Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.” João 4:35 Ou seja, ele visualizava a consumação dos séculos, olhava também para os nossos dias. Mas, para ver é preciso levantar os olhos. Tirá-los do chão e olhar para o Criador.

Há uma igreja perseguida, sofrendo e morrendo pelo fanatismo e extremismo de seguidores ensandecidos, acusadores, juízes e carrascos ao mesmo tempo. Isso ocorre no Oriente, na África e outros rincões e como não há interesse financeiro ninguém levanta a sua voz. Além disso, está longe. Não é comigo. Não corro esse risco.

No entanto, ao nosso lado, muitas ovelhas estão perecendo também. E da mesma maneira, com o mesmo objetivo e com a mesma arma: a mentira, a manipulação de interesses, a ostentação de uma pseudo santidade. E nós calamos. Não olho para o homem. Qual? O que mata, ou o que morre?

Ninguém se engane: exceto João que foi solto e faleceu de causas naturais, todos os apóstolos foram mortos. Todos. O objetivo de satanás era calar, sufocar a verdade que se gritava na dor e no testemunho da igreja sacrificada pela alegria da liberdade e da genuína fé em Cristo Jesus. Na transição para a igreja que se secularizaria: apóstolos, João, Antipas, Policarpo, Irineu e milhares de outros padeceram com seus algozes.  O conselho de Gamaliel serviu em determinado momento, mas a fúria seguinte foi destruidora. A igreja não fugiu; não se acovardou, não temeu. Gamaliel continuou lá, mas o farisaísmo já estava derrotado desde Caná da Galiléia.

E hoje vamos nos esconder; nos acomodar, fingir que não é conosco? Ovelhas estão sendo mortas. Serão necessários quantos Moisés, Reginaldos, Lima, Moraes, Crispo, José ou Maria? Estou no ninho. Atestados falsos de idoneidade apodrecida. Por fidelidade a história, aos batismos, casamentos. Isso é mentira. É por covardia mesmo.

Nos dias de Jesus quem via o homem da mão mirrada sendo renovado, o cego sendo curado, poderia se ufanar: Deus está conosco. E o faziam. Estes mesmos foram lá e escolheram Barrabás. Um homicida. Bem a propósito.

A ferocidade do império trucidava a igreja, e um dos agentes mais proeminentes: Saulo, não hesitou. Abraçou a fé. Pegou o arado. Sofreu, apanhou e ao final foi morto também. Mas não teve medo, comodismo, letargia, vaidade: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gálatas 2:20

Ficar com medo de: cuecões, xerifes, meias-solas, falas-finas, garanhões e ou Garanhuns? Psicopatas do evangelho?

Paulo podia escrever: “Combati o bom combate”. Que alegria! Fiz a escolha certa. Lutei. Era combate mesmo. Risco de morte, dores e suplícios. Não era brincadeirinha de criança, piquenique, acampamentos, vamos para a praça, vamos para a justiça, vamos processar. Ele saiu ao campo, combateu, arou a terra e ao final regou com seu sangue. “Completei a carreira”. Não tirei férias, não retornei ao judaísmo, não me omiti, nem com os de fora e nem com os de dentro. Insisti. Lutei. Fui até o fim. Não aceitei convite para voltar, posição, emprego, vantagens, honra etc... “Guardei a fé”. O único requerimento de Cristo. Guardei. Ninguém tirou, anulou, destituiu. Fé não é posição, cargo, responsabilidade. Fé é não ter visto a Cristo e crer no seu sacrifício, na sua morte, na sua ressurreição. Fé não é objeto humano, prêmio de homens. Fé é dádiva de Deus. Guardei a fé. Mantive a mão no arado. Não olhei para trás. Arei, semeei e reguei. Deus deu o crescimento.

“...Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?”. Lucas 18:8b Qual a sua escolha? O que você vai guardar? “Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.” 2 Tim 1:14 Guarda a fé. Pegue o arado e siga. É um combate, uma guerra. Mas, o prêmio é a coroa da vida.