A VOLTA DO SENHOR JESUS

por Eugenio de Lima

“Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque a vinda do Senhor está próxima.”
(Tiago 5:8)

As Escrituras registram a volta do Senhor Jesus a este mundo. Este será um dos mais significativos e extraordinários eventos da história. A importância dessa doutrina Bíblica é avaliada pelo número de vezes em que aparece no texto Sagrado.

1. A VERDADE BÍBLICA ACERCA DA VOLTA DO SENHOR JESUS
Todas as profecias registradas no Antigo Testamento sobre a primeira vinda do Senhor Jesus, descritas em seus mínimos detalhes, cumpriram-se literalmente de acordo com o planejamento do Deus Todo-Poderoso (Sl 16:10). A doutrina da volta do Senhor Jesus, de igual modo, tem fundamentos profundos na Palavra, oferecendo certeza e segurança aos que creem no retorno do Senhor a este mundo.

1.1.  Duas etapas distintas
A volta do Senhor Jesus se dará em duas etapas distintas, divididas em um período de sete anos. Na primeira etapa, acontecerá o Arrebatamento: o Senhor Jesus voltará para levar consigo todos quantos morreram salvos e todos os que estiverem vivos e preparados, ou seja, aqueles que estiverem, em vida, servindo-o fielmente (Hb 9.28).
Nesta tapa, a vinda do Senhor será invisível aos olhos do mundo, pois este não serve a Deus. Jesus virá nas nuvens e não pisará na terra; Ele será contemplado apenas pelos salvos – os mortos ressuscitados e os vivos que serão transformados (1 Co 15.52). Os dois grupos, juntos irão ao encontro do Senhor e serão trasladados por Ele às mansões celestiais.
A segunda etapa da volta de Cristo ao mundo, entretanto, acontecerá sete anos mais tarde, já no final da Grande Tribulação. Cristo voltará com poder e grande glória, acompanhado de todos os santos que subiram no Arrebatamento, isto é, com a Igreja glorificada, que passou pelas bodas do Cordeiro e pelo Tribunal de Cristo (Ap 19.7; 2 Co 5.10).
Esta vinda do Senhor será contemplada por todos os habitantes da terra (Ap 1.7) As palavras do Senhor fazem referência ao sinal que aparecerá no céu, reafirmando este vaticínio profético (Mt 24.27-31). Será um retorno majestoso, glorioso e revestido de poder. Sinais espantosos no céu, na terra e entre os seus habitantes – com destaque especial nos territórios habitados pelos judeus, descendentes de Abraão.

2. COMO VIRÁ O SENHOR JESUS?
A Igreja é comparada a uma noiva que está sendo preparada para o casamento com Cristo; e é o próprio Noivo quem se encarrega deste procedimento. Por meio da Palavra de Deus, Ele lava, purifica e santifica integralmente a Igreja, para, por fim, unir-se eternamente a ela.

2.1. O Senhor Jesus virá como Noivo
Isto ocorrerá durante a primeira etapa da volta do Senhor. Esta vinda atenderá à esperança da Noiva, a Igreja verdadeira que vem sendo edificada pelo Senhor Jesus (Mt 16.18).
2.2. O Senhor Jesus virá como juiz
Na segunda etapa da segunda vinda, Cristo virá como guerreiro preparado para batalha final, acompanhado dos exércitos celestiais (Ap 19.11-14); dos santos (a Igreja glorificada, Jd 1.14-15); e de um número incontável de anjos (Ap 5.11).
Jesus voltará em glória, no fim da Grande Tribulação, para estabelecer justiça sobre a terra (Ap 1.7). Ee voltará da mesma maneira como subiu, sendo contemplado por muitas pessoas na presença dos anjos (At 1.9-12).
Cristo virá na glória o Pai, juntamente com Seus anjos, para julgar e recompensar a cada um de acordo com as obras praticadas, pois foi constituído por Deus (Mt 16.27, Ap 22.11-12, At 10.42). Todas as nações serão reunidas diante de Cristo, que estará assentado no trono da Sua glória para julgar os homens (2 Co 5.10). O justo Juiz fará justiça aos salvos e aos ímpios (Mt 25.32-33).

2.3. O Senhor Jesus virá como Rei
Quando voltar, na segunda etapa, Ele virá como Rei, e Seu reinado terá início na batalha do Armagedom, que continuará durante o Milênio. Os judeus e todos os moradores de Jerusalém contemplarão o Senhor Jesus em forma corporal humana, pisando no monte das Oliveiras, que se partirá em duas porções (Zc 14.4). Após a estrondosa vitória sobre o diabo, o Anticristo, o Falso Profeta, os demônios e todos os ímpios, o Senhor Jesus estabelecerá o Seu reinado sobre a terra (Dn 2.44-45).

3. ASPECTOS DA VINDA DO SENHOR JESUS
Através das profecias bíblicas, podemos visualizar como estará o mundo e seus habitantes nos aspectos político, social, científico, econômico e religioso; e podemos compreender o importante papel da nação de Israel nos dois período da volta de Cristo.

3.1. O mistério da Hora
Todos que tentaram determinar dia e hora para a segunda vinda do Senhor à terra foram envergonhados, desacreditados e, até, ridicularizados. Os sinais preditos nas Escrituras indicam que esse tempo aproxima-se com celeridade; e Ele aparecerá de súbitos, de repente, surpreendendo a humanidade e confirmando que ninguém conhece a agenda do Senhor. Estejamos prontos (Ap 2.16; 3.11; 16.15; 22.7,12 e 20).

3.2. Como devemos esperar
Em primeiro lugar, devemos crer na vinda do Senhor de todo coração (1Ts 4.14, 1 Co 1.8). Além disso, devemos estar vigilantes; orar continuamente; amar a volta de Jesus; anunciar Sua vinda em todos o lugares; observar, à luz da Bíblia, os sinais indicadores de Seu regresso e despertar nossa consciência, a todo instante, para o gloriosos advento de Jesus (Mt 24.45-47; 1 Pe 4.7; 2 Tm 4.1-2, 8; Mc 13.35; 2 Ts 2.1,3; Rm 13.11 e 2 Pe 1.13).

Jesus prometeu voltar para nos buscar. E isto vai acontecer!