Paz, princípio da comunhão

26 de abril de 2022
Por Eduardo Damaceno

"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentimente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados." (Hebreus 12:14-15)

Quando o Pai Eterno nos conclama a seguir  a paz, eu entendo que o alerta é necessário pois, podemos facilmente nos distanciar dela. Aprendo ainda que sem paz, a santificação já está rompida. Isso  acontece rapidamente, sem a nossa percepção. Não vemos o mal que tão de perto nos rodeia, e permitimos a amargura puxar a cadeira na sala do nosso coração. A inquietude se estabelece como vizinha as barreiras naturais são levantadas com a apatia em obedecer os ensinamentos divinos. Rompemos com a graça de Deus, e já não somos nós apenas os atingidos. A esta altura o nosso próximo, o nosso lar, a nossa fé, o nosso círculo de convivência - a família, a igreja, a sociedade - eles estão atingidos pela nossa permissividade. Nós permitimos! Podíamos tapar a ferida, estancar o sangue e não o fizemos.

Imaginamos que não tem importância, que tudo se ajeita, que vai dar certo. Não vai. Precisamos reconhecer o nosso erro e repará-lo da mesma forma que o causamos. Se o fizemos publicamente, assim o corrijamos. Se pessoal, particular vamos corrigir da mesma forma. O tempo age contra nós, sejamos ágeis. Se não formos, muitos serão contaminados. O prejuízo se torna fora de controle. Vivemos um tempo de velocidade, de mudanças, de afetações que multiplicam os fatos. A mentira, a manipulação, a dissimulação não podem ser esquecidas no cantinho do coração. Ali brotam raízes de amargura. Neste dia um convite a todos nós: Segui a paz...

Uma semana abençoada para você e sua família na paz do Espírito Santo e com Cristo Jesus.