A Ressurreição de Jesus e a Mensagem da Igreja

12 de abril de 2020
por Eugenio de Lima

“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” (1 Coríntios 15:3,4)

Hoje é comemorado a Páscoa no mundo cristão. Sabemos que a Páscoa é uma festa judaica, ligada ao livramento de Deus proporcionado aos israelitas que viviam sob a mão pesada do rei do Egito durante 4 séculos. Conforme predito pelo Senhor ao seu servo Abraão, Deus levantou um profeta dentre a descendência do patriarca para libertar o povo do Egito. Deus por meio de Moisés falou várias vezes a Faraó que persistiu em dar liberdade ao povo.
O Senhor Deus então traz sobre o Egito as famosas dez pragas que culminariam com a instituição da Páscoa, onde um cordeiro seria morto e o seu sangue passado nos umbrais das portas. A carne daquele cordeiro inocente seria consumida por toda a família e se fosse muita fosse compartilhada com os vizinhos hebreus. Naquela noite o “Anjo do Egito” ou “Anjo da Morte” passaria pelo Egito matando os primogênitos de homens e animais. Mas na casa onde houvesse o sangue o anjo não entraria. Através desta praga deus liberta o Seu povo do Egito. Sabemos que ainda Deus operou muitos milagres e sinais entre o povo até chegar na Terra Prometida. Basicamente essa é a origem da Páscoa judaica.
Agora no Novo Testamento o apóstolo Paulo nos diz que para nós cristãos a nossa Páscoa não é uma festa, mas uma pessoa:

“Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. PORQUE CRISTO, NOSSA PÁSCOA, foi sacrificado por nós.” (1 Coríntios 5:7)

Diante disso compreendemos que a Páscoa para nós é Cristo. Não um Cristo morto, mas um Cristo que (sim) morreu, mas RESSUSCITOU! Aleluia! O texto base dessa nossa mensagem (I Co 15:3-4) nos ensina a partir dessa marco da história (a ressurreição de Jesus) lições importantes nessa data. Quero aqui destacar cinco resultados da ressurreição de Jesus que habilita a mensagem da Igreja para esse mundo. Vejamos:

- RESULTADOS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS:
1º) Ele está presente:
“Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco TODOS OS DIAS, ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS. Amém.” (Mateus 28:20)

2º) Ele está atuando:
“E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, COOPERANDO com eles o Senhor, e CONFIRMANDO A PALAVRA COM OS SINAIS que se seguiram. Amém.” (Marcos 16:20)

3º) Ele está batizando com o Espírito Santo:
“Mas recebereis A VIRTUDE DO ESPÍRITO SANTO, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” (Atos 1:8)

4º) Ele está vivo:
“E o que vivo e fui morto, mas eis aqui ESTOU VIVO PARA TODO O SEMPRE. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.” (Apocalipse 1:18)

5º) Ele está voltando:
“Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.” (Apocalipse 22:20)

Esses resultados da ressurreição de Jesus habilitam a mensagem da Igreja para este mundo, tornando essa mensagem atual, verdadeira e única. Mas qual é a mensagem da Igreja para o mundo? Vejamos:

-A MENSAGEM DA IGREJA
1) Jesus foi crucificado:
“Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a QUEM VÓS CRUCIFICASTES e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.” (Atos 4:10)

2) Jesus morreu:
“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras.” (I Co 15:3)

3) Jesus ressuscitou:
“Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS, em nome desse é que este está são diante de vós.” (Atos 4:10)

4) Jesus está vivo:
“E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.” (Apocalipse 1:18)

5) Jesus voltará:
“Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.” (João 14:18)
“E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” (Atos 1:10,11)

Observe que a mensagem da Igreja centraliza-se em uma pessoa: Jesus! Qualquer outra mensagem que acrescente algo a Cristo (Cristo mais isso, Cristo mais aquilo), já não é o Evangelho, e portanto não é a mensagem da Igreja de Jesus, mas uma falsa mensagem propagada por uma falsa igreja. A Igreja (eu e você) portanto, deve usar esse momento da Páscoa para anunciar ao mundo o Evangelho e enfatizar aos perdidos a mensagem de que Cristo morreu, ressuscitou e prometeu que vai voltar. Convoquemos o mundo ao Arrependimento!

“E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: ARREPENDEI-VOS, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” (Atos 2:37,38)