RECOMEÇAR

31 de dezembro de 2019
por Eugenio de Lima

“No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: “Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá. Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que está em Judá, e edifique a casa do Senhor Deus de Israel (ele é o Deus) que está em Jerusalém. E todo aquele que ficar atrás em algum lugar em que andar peregrinando, os homens do seu lugar o ajudarão com prata, com ouro, com bens, e com gados, além das dádivas voluntárias para a casa de Deus, que está em Jerusalém.” Então se levantaram os chefes dos pais de Judá e Benjamim, e os sacerdotes e os levitas, com todos aqueles cujo espírito Deus despertou, para subirem a edificar a casa do Senhor, que está em Jerusalém. (Esdras 1:1-5)

Estamos chegando hoje, a mais um final de ano. Época em que nossos pensamentos se voltam para o ano seguinte. Começamos a planejar o futuro que se aproxima. Férias, momentos de lazer com a família, estudo, faculdade, um novo curso, a rotina diária que vamos retomar, dentre outros são aquilo que ocupa nossa mente. Uns decidem realizar mudanças prometendo fazer aquela dieta ou praticar aquele esporte. Outros chegam nesse dia 31 de dezembro não planejando nada ou pensando no futuro, mas olhando para o passado. Refletindo sobre o ano que se encerra, nos erros, nos acertos, onde falhou, onde caiu. Lembram do choro, da dor e se possível fosse apagariam esse ano de suas vidas, tamanha luta que enfrentaram.
Outros refletem sobre onde chegaram esse ano e aonde esperam que o próximo os leve. Essas reflexões, às vezes, trazem dor e pesar pelos erros que cometemos ao longo de 2019. No entanto, a perspectiva de começar (ou melhor recomeçar) de novo deve nos encher de esperança e expectativas. Temos hoje diante nós, a oportunidade de recomeçar a nossa caminhada com Deus, revigorados, não importando o que tenha acontecido neste ano de 2019.
Nossa oportunidade de um recomeço hoje pode ser compreendida a luz da esperança que os judeus sentiram quando Ciro, o rei da Pérsia, libertou-os para retornarem à sua terra natal em Judá após 70 anos de cativeiro na Babilônia.  A razão do porquê o povo de Judá foi levado cativo para a Babilônia é descrita, com muita clareza na Escritura. Depois de séculos de rebeldia e de rejeição da aliança, os três últimos reis de Judá, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias, colocaram a cereja final da maldade no indigesto bolo da apostasia do povo de Deus. A somatória dos anos de reinado desses três monarcas foi a gota d’água para o reino de Judá.

“Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles; e é o que deseja o meu povo. Porém que fareis quando estas coisas chegarem ao seu fim?” (Jr 5.30-31)
“A quem falarei e testemunharei, para que ouça? Eis que os seus ouvidos estão incircuncisos, e não podem ouvir; eis que a palavra do Senhor é para eles coisa vergonhosa, e não gostam dela.” (Jr 6.10)

Por essa razão, o caminho de destruição e miséria espiritual estava aberto. Judá descia cada vez mais a ladeira da perversão e, esquecendo-se do Senhor, buscava outros deuses e se afastava do verdadeiro Deus.
As descrições dos últimos reis de Judá nos dão ideia de como eles ampliaram o caminho para a idolatria e a perversão. Deus anunciou então a destruição de Jerusalém.

“Os caldeus queimaram a casa do rei e as casas do povo e derribaram os muros de Jerusalém. O mais do povo que havia ficado na cidade, os desertores que se entregaram a ele e o sobrevivente do povo, Nebuzaradã, o chefe da guarda, levou-os cativos para a Babilônia” (Jr 39.8-9)
“Os caldeus cortaram em pedaços as colunas de bronze que estavam na Casa do SENHOR, como também os suportes e o mar de bronze que estavam na Casa do SENHOR; e levaram todo o bronze para a Babilônia” (Jr 52.17).

Quanto dor, sofrimento etc., Judá enfrentou porque não seguiu os conselhos do Senhor. Infelizmente sofremos muitas vezes por causa de nossas escolhas em andar longe dos preceitos do Senhor.
O rei da Babilônia, Nabucodonosor, tinha deportado então os judeus de sua terra natal. Viveram cativos por 70 anos. Só quando veio o arrependimento (lembremos da oração de Daniel quando entende a profecia) o Senhor soberanamente prepara tudo para cumprir a sua promessa de restauração de Israel. Deus levantou outro reino que venceu a Babilônia. Deus levanta Ciro. Deus faz o rei Ciro da Pérsia enviar os cativos judeus para Jerusalém afim de reconstruírem o Templo do Senhor (Esdras 1:2-3). Ciro também lhes devolveu os tesouros que haviam sido retirados do Templo. A vida deles como povo escolhido de Deus, na terra que o Senhor lhes havia dado, recomeçou depois de uma longa temporada de dificuldades, como consequência de seu pecado, na Babilônia.
Quando confessamos os nossos pecados, Deus nos perdoa e nos dá um novo começo. Que grande motivo de esperança. Que hoje possamos agradecer ao Senhor por Sua graça, perdão e recomeços. A graça de Deus nos oferece novos começos.

Um Feliz Ano Novo!