GETSÊMANI: O LAGAR DE CRISTO

19 de março de 2018
por Eugenio de Lima

“E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro. E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se. E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai. E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora. E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres. E, chegando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, dormes? não podes vigiar uma hora? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. E foi outra vez e orou, dizendo as mesmas palavras.” (Marcos 14:32-39)

Na aldeia de Cafarnaum, junto ao mar da Galileia, existe uma exposição de alguns lagares antigos. Esses lagares eram feitos em rocha basáltica. O lagar de azeite constitui-se de duas partes: a base e a mó. A base é grande e redonda, com uma calha/cascata também entalhada em rocha. A mó também era feita em rocha, sendo um grande disco de moer, disco esse que era rolado sobre as azeitonas para a extração do óleo. Assim se colocava as azeitonas na base e com mó prensava-se as azeitonas.
Que maravilhoso é perceber que até nos últimos momentos de Jesus, antes de ir à cruz, Deus o Pai nos deixou ensino maravilhosos com respeito à Obra Redentora de Jesus em favor de todo aquele que nele crê.
Na noite antes da sua prisão e consequentemente morte na cruz, i.e. quinta-feira a noite, Jesus foi  para o Monte das Oliveiras, monte este que conseguia visualizar a cidade de Jerusalém, hoje a velha cidade.
No Monte das Oliveiras havia um jardim chamado Getsêmani, nesse jardim o segundo Adão (Jesus), (conforme analogia de Paulo em I Coríntios 15) segue um caminho diferente do primeiro Adão. Jesus obedece à vontade do Pai no Getsêmani, diferentemente de Adão que no Éden desobedeceu à vontade de Deus.
No Getsêmani, Jesus orou ao Pai, sabendo o que lhe esperava: a cruz.
A palavra Getsêmani significa “lugar do lagar de azeite” ou “lagar de azeite”. Que ensino! O significado de Getsêmani descreve perfeitamente as primeiras horas esmagadoras do sofrimento de Jesus por nós.

“E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.” (Lucas 22:44)

Jesus, o Filho de Deus, sofreu e morreu para nos salvar, salvar-nos dos nossos pecados que nos colocavam em inimizade com Deus. Por isso João Batista falou:

“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (João 1:29)

Nossos corações devem estar prostrados diante do Senhor Jesus em sinal de adoração e gratidão por tão grande salvação. Jesus nos tirou da morte eterna e nos trouxe à vida eterna, transformando-nos em filhos de Deus “...aos que creem em seu nome.” (João 1:12).
Que Deus possa nos ajudar a compreender o sofrimento e sacrifício de Jesus por nós.

“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53:4-5)