Siló Igreja Crista
 
 

GETSÊMANI: O LAGAR DE CRISTO

 
19 de março de 2018
por Eugenio de Lima

“E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro. E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se. E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai. E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora. E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres. E, chegando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, dormes? não podes vigiar uma hora? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. E foi outra vez e orou, dizendo as mesmas palavras.” (Marcos 14:32-39)

Na aldeia de Cafarnaum, junto ao mar da Galileia, existe uma exposição de alguns lagares antigos. Esses lagares eram feitos em rocha basáltica. O lagar de azeite constitui-se de duas partes: a base e a mó. A base é grande e redonda, com uma calha/cascata também entalhada em rocha. A mó também era feita em rocha, sendo um grande disco de moer, disco esse que era rolado sobre as azeitonas para a extração do óleo. Assim se colocava as azeitonas na base e com mó prensava-se as azeitonas.
Que maravilhoso é perceber que até nos últimos momentos de Jesus, antes de ir à cruz, Deus o Pai nos deixou ensino maravilhosos com respeito à Obra Redentora de Jesus em favor de todo aquele que nele crê.
Na noite antes da sua prisão e consequentemente morte na cruz, i.e. quinta-feira a noite, Jesus foi  para o Monte das Oliveiras, monte este que conseguia visualizar a cidade de Jerusalém, hoje a velha cidade.
No Monte das Oliveiras havia um jardim chamado Getsêmani, nesse jardim o segundo Adão (Jesus), (conforme analogia de Paulo em I Coríntios 15) segue um caminho diferente do primeiro Adão. Jesus obedece à vontade do Pai no Getsêmani, diferentemente de Adão que no Éden desobedeceu à vontade de Deus.
No Getsêmani, Jesus orou ao Pai, sabendo o que lhe esperava: a cruz.
A palavra Getsêmani significa “lugar do lagar de azeite” ou “lagar de azeite”. Que ensino! O significado de Getsêmani descreve perfeitamente as primeiras horas esmagadoras do sofrimento de Jesus por nós.

“E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.” (Lucas 22:44)

Jesus, o Filho de Deus, sofreu e morreu para nos salvar, salvar-nos dos nossos pecados que nos colocavam em inimizade com Deus. Por isso João Batista falou:

“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (João 1:29)

Nossos corações devem estar prostrados diante do Senhor Jesus em sinal de adoração e gratidão por tão grande salvação. Jesus nos tirou da morte eterna e nos trouxe à vida eterna, transformando-nos em filhos de Deus “...aos que creem em seu nome.” (João 1:12).
Que Deus possa nos ajudar a compreender o sofrimento e sacrifício de Jesus por nós.

“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53:4-5)

   
COMPARTILHE:
   
Inicial | Voltar 
 

Lista Vídeos
A Igreja e a vinda de Jesus - Eugenio de Lima
2ª aula ministrada por Eugenio de Lima no 1º Seminário Escatológico em 17.02.2018.
Listar todos os vídeos

 
 
Localização das igrejas
 
Fecebook Silo
Você sabia
 
 
Envia uma mensagem

 

 
Siló Igreja Cristã
  • Inicial
  • Quem somos
  • Igrejas / Cultos
  • Fotos
  • Vídeos
  • Mensagens
  • Estudos
  • Notícias
  • Oração
  • Fale Conosco