Siló Igreja Crista
 
 

O EVANGELHO DE CRISTO

por Eduardo Damaceno

“Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” Gálatas 1:6-9

Há um tempo venho pensando na inveja. É um sentimento curioso...
Ter inveja significa querer para mim algo que alguém tem e eu não. É algo que quero ter a qualquer custo.
No que diz respeito à salvação, não há o quê o homem fazer para alcança-la se não lhe for concedida por Deus.
O homem invejoso é capaz de muito para conseguir o que quer. Matar, roubar, desejar mal... Todas ações que desagradam a Deus.
E o mais curioso: quando o invejoso conquista para si o que era objeto de inveja, não significa que valoriza como quem o conquistou por mérito ou esforço próprio.
Paulo na carta aos Efésios 2:8 diz:

“Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto, não vem de vós, é dom de DEUS.”

Ou seja, é dádiva divina. Nenhum mérito nosso, e ou de qualquer instituição. A salvação é ato da liberalidade de Deus. Ato que preenche a vida vazia do homem e o vocaciona para a eternidade.
Paulo observou que os irmãos da Galácia estavam vivendo diferentemente do necessário. Haviam encontrado e abandonado a graça salvadora de Cristo. Mas, rapidamente podemos observar alguns pontos que nos ajudarão na caminhada. Nos ajudarão a identificar o que nos tira da graça e nos impede de viver o evangelho de Cristo. Todos aqueles que querem tirar a alegria da salvação começam pelo passado. Voltam às razões antigas, argumentos legalistas, sentimentais e filosóficos. Desprezam a  escolha que você fez, esquecendo-se que Deus deixou-nos o livre arbítrio. Assim, julgam-se mais importantes que o Criador. Não assumem isso, mas o desprezo nas palavras e atos que praticam confirma este propósito, pois querem impor a vontade deles. Querem dominar, subjugar, impor.

1.   Paulo afirma que apresentam ‘outro evangelho’. Há muitas formas para tal insinuação: um texto escrito por alguém; um livro renomado; o sucesso de alguém que pratica o que estão lhe impondo, um dom espiritual, uma revelação, um entendimento pessoal ou sectário, exclusivista. Qualquer dos recursos acima é extra às Escrituras. Se você tem a bíblia como regra de fé e prática, não pode aceitar isso. A bíblia é a palavra de Deus, contém a palavra de Deus e é insubstituível. O resto é sofisma. Não existe outro evangelho para o crente. Nem de Tiago, Judas, Felipe, Maria, são todos apócrifos. O disfarce da mentira não a transforma em verdade.  
         
2.   Paulo afirma: ‘alguns que vos inquietam’. Perseguem, acusam, mentem, fazem calúnias, insinuações maldosas, desejam mal, torcem os fatos, fazem-se de vítimas. Usam de força e de violência, mesmo se dizendo “OBRA”. Mas, estão apenas defendendo seus próprios interesses. Interesses pouco confessáveis. Inquietam com escândalos, vociferam ameaças, separam lares, semeiam contenda entre irmãos. Lançam profetadas, proferem juízos e sentenças. Esquecem-se da palavra: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.” Gálatas 6:7-9 

3.   ‘Querem transtornar o evangelho’. O objetivo é especifico, basta recorrermos ao dicionário e temos: (alterar a ordem; revirar; desorganizar; demudar) estes são os sinônimos de ‘transtornar’. Um dom não pode alterar nada além do que está escrito na bíblia, isto seria inverter, revirar, desorganizar, mudar a ordem. Portanto, todas as vezes que alguém quiser fazer prevalecer contra você usando um argumento ou recurso extra bíblico; saiba que esta pessoa está: QUERENDO TRANSTORNAR O EVANGELHO DE CRISTO.

4.   ‘Qual é o evangelho de Cristo’? Antes de continuarmos vamos esclarecer quais são as boas novas de Cristo: Amar a Deus, amar ao próximo, perdoar setenta vezes sete, buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça, negar a si mesmo, ouvir – aprender e praticar a palavra, nascer de novo, orar, vigiar, ter fé, etc... Para você saber que estão  querendo transtornar o evangelho de Cristo é só observar se: o que querem que você faça, JESUS FARIA? Ele se julgou superior? Exigiu serviços? Compromissos? Desejou mal? Subjugou ao próximo? Acusou?

5.   ‘Um anjo do céu’. Olha como é a sabedoria de Deus. Ele mandou Paulo escrever assim para a igreja saber, que nem aos anjos Deus autorizará modificar, acrescentar, mudar, transtornar a sua palavra. O EVANGELHO é imutável. Não existe outro evangelho. Como evangelho significa: boas novas de salvação.   Não existe nada mais a acrescentar para a salvação do homem. Deus salva, perdoa, batiza com o Espírito Santo, dá dons espirituais e fala como quer, com quem quer, quando quer. Para o crescimento, para a edificação, para ensinar segundo a sua multiforme graça e sabedoria, mas a salvação é apenas: crer em Jesus.

Salvação é graça, favor de Deus. Dádiva divina. É um ato de fé e não de força ou de argumento. Salvação é misericórdia, adoração, gratidão, humildade e amor.

“Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes o põem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros”. Gálatas 5:14-26

Paulo conclui e a arma que o diabo usa passa desapercebida: 'a inveja'.
Ame não tenha inveja, perdoa ao invés de acusar. Assim você estará vivendo o evangelho de Cristo.

   
COMPARTILHE:
   
Inicial | Voltar 
 

Lista Vídeos

Listar todos os vídeos

 
 
Localização das igrejas
 
Fecebook Silo
Você sabia
 
 
Envia uma mensagem

 

 
Siló Igreja Cristã
  • Inicial
  • Quem somos
  • Igrejas / Cultos
  • Fotos
  • Vídeos
  • Mensagens
  • Estudos
  • Notícias
  • Rádio
  • Fale Conosco