Siló Igreja Crista
 
 

O QUE VEM DEPOIS DA MORTE?

 
11 de novembro de 2017
por Eugenio de Lima

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.” (Hebreus 9:27)

No dia 2 de novembro muitas pessoas saem de suas casas para prestarem homenagens e realizarem práticas ritualísticas em favor de seus entes queridos que partiram dessa existência. Não queremos aqui discutir as praticas religiosas romanas do conhecido feriado de “Finados”. Nosso objetivo é refletir no que a Palavra de Deus nos ensina sobre o que acontece depois que morremos. Podemos confiar nas Escrituras, pois, muitos tentaram negar ser ela a Palavra de Deus, mas a história da humanidade tem provado ser a Bíblia a Palavra de Deus. Profecias se cumprem e mais e mais pessoas em todo o mundo tem suas vidas transformadas pelas Sagradas Letras! Aleluia! As Escrituras não são experiências humanas com o além. Ela é a Infalível Palavra de Deus. Podemos confiar nela. Então visto essa parte introdutória vejamos o que a Bíblia nos ensina sobre o que acontece quando a morte chega ao homem. Em Hebreus 9:27, lemos que após a morte segue-se o juízo. Ou seja, depois que o homem morre imediatamente é julgado por Deus e enviado ao seu destino eterno. Jesus contou sobre isso (a situação dos mortos) em Lucas 16.19-31. Leiamos o texto:

“Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;e desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.”

Nessa passagem bíblica destacamos quatro ensinos de Jesus:

I. Existe consciência após a morte:
“E no inferno, ERGUEU OS OLHOS, ESTANDO EM TORMENTOS, E VIU ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, CLAMANDO, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, LEMBRA-TE de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. (Lucas 16:23,24 e 25)

II. Existe sofrimento e existe bem estar:
“Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; E AGORA ESTE É CONSOLADO E TU ATORMENTADO. (Lucas 16:25)

III. Não existe comunicação de mortos com os vivos:
“E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.”
(Lucas 16:27-31)

IV. A situação dos mortos não permite mudança:
“E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.” (Lucas 16:26)

Cada um ficará no lugar da sua escolha. Escolha esta que é feita aqui nesta vida. Os que morrem no Senhor gozarão de felicidade eterna e os que escolheram viver fora do propósito de Deus, que escolheram o caminho largo irão para o lugar de tormento consciente de onde jamais poderão sair. Portanto não há purgatório ou um terceiro lugar. Só há dois caminhos. Entregue-se a Jesus Cristo, recebendo como seu único Senhor e Salvador e receba hoje a justificação pela fé Nele e assim sejas transformando em um filho de Deus. (Jo 1:12)

   
COMPARTILHE:
   
Inicial | Voltar 
 

Lista Vídeos

Listar todos os vídeos

 
 
Localização das igrejas
 
Fecebook Silo
Você sabia
 
 
Envia uma mensagem

 

 
Siló Igreja Cristã
  • Inicial
  • Quem somos
  • Igrejas / Cultos
  • Fotos
  • Vídeos
  • Mensagens
  • Estudos
  • Notícias
  • Rádio
  • Fale Conosco