PARA VOCÊ, QUEM É JESUS?

26 de dezembro de 2016
por Eugenio de Lima

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.” (I Timóteo 2:5-6)

Jesus Cristo é a segunda pessoa da Trindade, o eterno que entrou no tempo, o infinito que se esvaziou, o Deus que se fez homem, o Senhor do universo que se fez servo. Jesus é o Verbo que se fez carne para revelar-nos a graça e a glória do Pai. Jesus é o caminho que nos conduz a Deus.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6).

É o mediador que nos reconcilia com o Pai. Jesus é singular!

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12).

No mundo inteiro e em todos os tempos, as religiões criadas pelo homem se esforçam para abrir caminhos que cheguem a Deus. Buscam agradar a divindade por meio de obras, rituais e sacrifícios. É uma tentativa desesperada e inútil de abrir caminhos da terra para o céu.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8,9)

Essas religiões nomeiam uma infinidade de mediadores entre Deus e os homens, com o propósito de conseguir o favor divino. A Escritura, porém, é categórica em nos dizer que “há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” Só há um caminho que leva o homem a Deus, e esse caminho é Jesus. Só há uma porta de acesso ao céu, e essa porta é Jesus.

“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.” (João 10:9).

Sabemos que aparentemente existem outros caminhos de vida, mas, no final, são caminhos de morte (Provérbios 14:12). Jesus Cristo é o nosso único e suficiente mediador. E para você, quem é Jesus? Certa vez Jesus fez esta mesma pergunta aos seus discípulos:

“E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU? E Simão Pedro, respondendo, disse: TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 16:13-17).

Quem tem sido Jesus para você? Para muitos hoje, Jesus é um menino Deus na manjedoura. Para outros é o Cristo derrotado pendurado na cruz. Outros dirão que Jesus foi um revolucionário, um comunista! Outros que era um espírito superior, etc. Essas compreensões estão erradas e levam o homem para caminhos de morte. Pedro entendeu que Jesus era o Filho de Deus. Deus o revelou.
Hoje você está lendo este texto. Não foi carne nem sangue, ou seja, não foi o homem que te levou a lê-lo.
Quem te trouxe aqui, a esta reflexão, foi o Pai, por meio do Espírito Santo. Hoje através desta mensagem você sabe quem é Jesus. Ele quer te salvar de você mesmo. Você sem Cristo está andando para o inferno.
Aceite Jesus hoje como seu mediador, salvador, Senhor e Deus. Assim hoje Cristo nascera em seu coração e te tornaras filho de Deus. O tempo é hoje. Esse é o verdadeiro sentido do natal.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)
“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome” (João1:12).

Quem é Jesus hoje pra você?