PREGANDO ATRAVÉS DO TESTEMUNHO

21 de novembro de 2016
Por Gilson Souza

"E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos." II Reis 4:1

Já lemos e ouvimos maravilhosas pregações acerca dessa passagem bíblica, muitos ensinos podem ser tirados para diversos momentos e necessidades de nossa vida através destes relatos. Quem nunca leu ou ouviu a história de uma mulher viúva e pobre, que poderia ficar sem seus filhos por causa de uma dívida? Que foi até o profeta Eliseu em busca de socorro? E do milagre que Deus operou através da vida desse profeta, multiplicando o azeite, fazendo com que ela pudesse pagar todas as suas dívidas, e ainda viver normalmente com seus filhos? Creio que até os que não tem tanto conhecimento com as escrituras já tenham ouvido.

Mas nessa meditação, iremos nos ater ao que levou essa mulher a ir à Eliseu além do fato de ele ser um profeta já reconhecido em Israel. O 1º versículo já nos aponta a qual direção seguir para essa abordagem.

Notemos que a 1ª coisa que ela menciona é que seu marido falecido, que era um servo (seguidor) de Eliseu, era temente a Deus. Que maravilhoso testemunho esse homem havia deixado!

Duas coisas que devemos considerar:

1ª- Ninguém nos conhece melhor do que aqueles que estão à nossa volta ,esposa(o), Pai, mãe, filhos, amigos etc. Ser visto como um homem ou mulher temente a Deus entre os irmãos da igreja não é difícil, mas precisamos ser vistos assim também entre aqueles que convivem conosco, na maior parte do dia, dentro dos nossos lares, nos locais de trabalho, na rua, na nossa vizinhança. As pessoas (filhos, esposa(o),amigos etc.) estão nos observando. Nossas atitudes precisam demonstrar esse Temor.

2ª - O melhor testemunho que alguém possa dar de nós é quando não estamos presentes.

Aquele homem já havia falecido e não podia mais de maneira alguma “forçar” a sua esposa a falar bem dele, mas o seu caráter e postura a levou à essa convicção!

Aquela mulher estava passando um momento dificílimo, mas se lembrou do seu esposo e do Deus a que ele servia. Provavelmente ela pensou, "se meu marido estivesse aqui ele faria isso”.

Nós que somos vistos como servos de Deus precisamos viver de maneira que as pessoas sejam influenciadas pelo nosso testemunho, ainda que não estejamos pertos, talvez já até falecidos. Mas quando as pessoas que nos conhecem ou conheceram se lembrarem de nós, talvez se lembrarão em seus piores momentos de vida, a ponto de não saberem o que fazer. Elas poderão dizer “meu esposo(a),pai, mãe ,filho, amigo...É ou era um pessoa temente a Deus, se ele estivesse comigo me orientaria a buscar a Deus. Ele sempre fez isso e Deus o sustentou”

E assim esse testemunho poderá falar mais alto que qualquer palavra, pregação que porventura saiu de nossa boca e fará com que essas pessoas procurem o nosso Deus e andem nos seus caminhos.

A maior riqueza que um homem de Deus pode deixar para as pessoas é o seu bom testemunho.

“Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro.” Provérbios 22:1